{RESENHA} O Menino do pijama listrado – John Boyne

              IMG_7003

Por João Lucas Santos

          John Boyne nasceu na Irlanda, em 1971, e mora em Dublin. Escreveu diversos romances que já foram traduzidos para mais de quarenta idiomas. Seu livro mais célebre, O menino do pijama listrado (2007), lhe rendeu dois Irish Book Awards, vendeu mais de cinco milhões de exemplares pelo mundo e foi adaptado para o cinema em 2008.

John-Boyne-WGR

               Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz idéia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga.

          Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.

           A história começa com o protagonista Bruno chegando a sua casa depois da escola e se deparando com a empregada da família arrumando suas roupas e coisas. A família estava de mudança. Assim que soube, o menino tenta a todo custo fazer com que mãe mude de idéia, pois ele não quer abandonar sua enorme casa e nem seus melhores amigos. Mas eles acabam se mudando e Bruno não se sente nada a vontade na casa nova. Não existem crianças por perto e nada que ele possa fazer para ocupar o tempo. Da janela do seu quarto Bruno pode ver uma cerca e centenas de pessoas que estão vestidas de pijamas.

           Certo dia, Bruno resolve explorar o local que ficava ao redor da casa, principalmente a cerca que ele podia ver do seu quarto. Em uma de suas explorações ele se depara com um menino do outro lado cerca. Seu nome era Shmuel, um garoto de estatura menor que a de Bruno e que nasceu no mesmo dia que ele. Os dois começam a criar um laço que vai se fortificando com o passar do tempo e enquanto isso ocorre, Bruno procura saber por que existe tanto mistério envolvido acerca das atividades que seu pai exerce.

            “Não torne as coisas piores, pensando que dói mais do que você realmente está sentindo.”

              O menino do pijama listrado

          O livro é muito tocante e possui uma leitura rápida. Ele faz você se envolve com os personagens e torce por eles, além disso, o desfecho do enredo é emocionante e impactante, mas se você não o entender, sem preocupação, o filme retrata muito bem o que acontece. Mas esteja com um lenço na mão para limpar as lágrimas.

      Por se passar durante o Holocausto, muitos acham que é uma história verídica, entretanto ela é apenas fictícia, mas não podemos tirar o mérito do autor de ter criado uma trama incrível e inesquecível.

Deixe um comentário